Select Page

Artistas > DL Sax

DL Sax

Nasceu em Faro a 6 de Junho de 1982 e iniciou os estudos de flauta de bisel e teoria musical com 6 anos, mudando-se para o clarinete aos 10, na Banda Musical de Tavira, onde estudou com António Batista. Estudou música clássica nos conservatórios de Faro e Setúbal, neste último com Paulo Gaspar.
Enquanto músico clássico foi membro da Orquestra Clássica Juvenil do Algarve, Orquestra de Metais do Algarve, Camarata Musical do Barreiro (para a qual também contribuiu com arranjos), Orquestra de Sopros do Conservatório de Setúbal, Coro de Câmara do Conservatório de Setúbal, diversas bandas filarmónicas e agrupamentos de música de câmara, tendo feito centenas de concertos por todo o país e representando todas as escolas que ingressou (e.g. representou o Conservatório de Faro na Orquestra Clássica Juvenil do Algarve e o Conservatório de Setúbal nos Encontros de Escolas de Música na Fundação Calouste Gulbenkian).
Mais tarde, em 2002, iniciou-se no estudo da música jazz e do saxofone na escola de jazz Villas Boas (Hot Clube) com Paulo Gaspar e Pedro Moreira.
Em 2004 mudou-se para Amesterdão onde recentemente terminou com mérito a licenciatura em Jazz no Conservatorium van Amsterdam, onde estudou com Ferdinand Povel, Jasper Blom e Dick Oatts.
Enquanto músico de jazz fundou quatro bandas com música escrita por si, Urban Connections, Desidério Lázaro Quinteto, Quarteto e o Trio; ingressou a Big Band Nacional de Juventude como lead-alto e clarinete, fez centenas de concertos em Portugal e no estrangeiro (Espanha, Holanda, Bélgica, Alemanha, Grécia, Áustria e Itália) como sideman e frontman. Participou em workshops com David Binney, John Clayton, John Taylor, Peter Bernstein, Joe Lovano, Greg Tardy, Larry Goldings, Chris Potter, entre outros.
Em 2007 fez parte do musical “Cats”, com o qual percorreu os principais palcos holandeses.
Toca regularmente com os músicos mais influentes da cena jazzística portuguesa onde se destacam entre outros Maria João, Mário Laginha, Júlio Resende, André Fernandes, Carlos Barreto, Nelson Cascais, Alexandre Frazão, Bernardo Moreira, João Moreira, Bruno Pedroso, Rodrigo Gonçalves, Nuno Ferreira, Bruno Santos, etc.
Em 2010 lançou o seu primeiro disco em trio, “Rotina impermanente” (JACC Records), o qual recebeu boas críticas pela imprensa especializada, tendo sido considerado um dos discos do ano para a revista Jazz.pt. Lançou em Setembro de 2012 o seu segundo disco, “Samsara” (Sintoma Records), o qual foi muito bem acolhido pela imprensa especializada, tendo sido considerado um dos melhores discos do ano pelo diretor da Antena 2, João Almeida, publicamente expresso num programa da Antena 1 sobre os discos do ano.
Em 2013 edita o seu 3º disco de originais, novamente com o trio, “Cérebro: Estado Zero” (Sintoma Records) ao mesmo tempo que termina o Mestrado em Jazz Performance na Escola Superior de Música de Lisboa.
Em 2015 lança o seu 4º disco de originais, “Subtractive Colors (Sintoma Records) e, em 2018, “Moving” (Sintoma Records)
É professor na Escola Superior de Música de Lisboa e na Universidade Lusíada.


CONTRATAR UM ARTISTA